setembro 18, 2012

Aspectos da cultura indiana



Além de ser a principal religião da Índia, o hinduismo constitui um sistema social que divide a sociedade em diferentes castas. Determinadas pela hereditariedade, as castas constituem grupos de pessoas e famílias que se diferenciam uns das outras de acordo com a posição social que ocupam, com mais ou menos privilégios e deveres.

O sistema de castas estabelece uma rígida segregação social, por meio da qual se explica o papel de cada indivíduo na sociedade. Este sistema serve para consolidar as enormes desigualdades sociais existentes no país, uma vez que a mudança para outra casta é considerada uma grande ofensa à religião hindu que prega aos seus adeptos uma vida de conformação fatalista. Os pobres devem  aceitar a indigência "para merecer reencarnações mais felizes".
Oficialmente, o sistema de castas foi abolido. No entanto, elas continuam a marcar profundamente a sociedade e o modo de vida da população na Índia.


A maioria dos hindus compartilha a crença na reencarnação: depois da morte, a alma renascerá em outro corpo (humano ou animal)o que poderá ocorrer muitas vezes num ciclo de morte e renascimento chamado samsara.

O objetivo de vida de um hindu é se libertar deste ciclo para alcançar  o moksha que é a salvação.  Isso depende de suas ações e do resultado delas (carma).


Para os hindus todos os animais são sagrados. Por isso, não comem a carne de vários deles, principalmente, do gado bovino, que vive solto nas cidades.

Desde a década de 1960, existe um rígido controle do crescimento populacional, o que não impede que uma multidão de miseráveis, aleijados, doentes, portadores de deformações diversas e indigentes em geral, de todas as idades, seja chocantemente visível no país. 



A questão do crescimento populacional na Índia está relacionada, também, a aspectos culturais. Um exemplo é o fato de muitos indianos acreditarem que, tendo um maior número de filhos, terão maiores chances de viver confortavelmente quando forem idosos. Isto significa que o país não dispõe de um sistema previdenciário...


Nota: Link para  economia e contrastes da Índia.

Nenhum comentário: