julho 06, 2012

Romain de Tirtoff - Erté

Romain de Tirtoff,  um dos maiores desenhistas de moda do século XX, chamava a si mesmo:  ERTÉ (pronúncia francesa de suas iniciais).  Desde o sensacional costume "lamé" prateado, completo com colares de pérola e chapéu ébano-plumado que ele usou em um baile em 1914 aos seus mágicos e elegantes projetos para o musical "Stardust" da Broadway...
Erté trabalhou por quase 80 anos e, quando de sua morte em 1990, foi 'ungido' como príncipe do mundo musical e um espelho da moda .
Nascido em São Petersburgo estava destinado por seu pai para a carreira militar. No entanto, Erté encontrou sua verdadeira vocação ao criar seu primeiro projeto bem sucedido de vestuário, aos 5 anos de idade!
Em 1912, mudou-se para Paris, onde se tornou  ilustrador de moda da revista "Harper´s Bazaar", para a qual contribuiu com seus desenhos de moda por 22 anos.
 1915
 1918
 Sob influência do dadaismo
1920
Erté é talvez mais lembrado por seus vestuários gloriosamente extravagantes e roupas que ele desenhou para o Folies Bergère, em Paris e o George White`s Scandals, em Nova York, (aqui) nas quais manifestou seu gosto pelo exótico, pelo romântico e seu apreço por figuras humanas sinuosas e líricas.


Erté também desenhou para a ópera e o teatro tradicional, com também para o cinema por um breve período em Hollywood, em 1925, a convite de Louis B. Mayer, da MGM.

" O erotismo na arte ERTE é sutil, mas que pode ser o único elemento a que o adjetivo pode ser aplicado. As peças estão encharcados de exotismo e cores ricas e saturadas e textura. Os desenhos, seriographs, guaches e esculturas de bronze que compõem mostra da galeria são altamente estilizada, refletindo a influência da arte orientalista europeu, mosaicos bizantinos, vasos gregos, e motivos egípcios.Em sua autobiografia, coisas que eu lembro , ERTE lembrou admirando as miniaturas persas e indianos no Museu Hermitage como uma criança. Estes, escreve ele, além de inspirar o perfeccionismo técnico que caracteriza mesmo suas maiores obras, eram a sua introdução para os olhos femininos, chamado biches yeux des ("olhos de corça"), que veio a incorporar a era melindrosa: grandes, virados para cima com amêndoas ascendentes, lápis de sobrancelhas finas...leia mais 

Nenhum comentário: