junho 06, 2012

A Última Estação


Baseado no romance de Jay Parini, A Última Estação aborda os últimos meses da vida do autor de Guerra e Paz e Anna Karenina, o escritor russo Liev Tolstoi (1828-1910).
Aos 82 anos, Tolstoi entra em contato com o jovem escritor Valentin Bulgakov que fora contratado por Vladimir Chertkov, seu discípulo e amigo, para ser seu secretário, com o objetivo de vasculhar a vida de sua esposa, a Condessa Sofya. Havia uma grande disputa pelos direitos autorais mais valiosos do início do século XX. Parini teve a ideia do livro ao encontrar o diário de Bulgakov num sebo.
A ênfase da cinebiografia está na relação do escritor com a mulher que resiste a que ele abra mão dos direitos autorais sobre sua obra, como forma de garantir o estilo de vida da numerosa descendência. Do casamento que durou 48 anos, resultaram 13 filhos.
Tão grandioso quanto contraditório, Tolstoi se transformou num místico, no fim da vida.
Observa-se ser o Tolstoi do filme desprovido de inteligência e dignidade, ao mesmo tempo em que tem uma  percepção do mundo tão ingênua que,  provavelmente, jamais teria escrito obra tão monumental.
"Tudo que sei, só sei porque amo." 
Dizem ser um filme sobre o amor (?!)
As fotos   e o trailer

Nenhum comentário: