junho 29, 2012

ÍNDIA !


Uma das mais antigas sociedades do mundo, na Índia tudo é monumental: a população, de mais de 1 bilhão de pessoas, fala 23 línguas oficiais e se divide em cerca de 200 etnias, além de ser o berço de diversas religiões, como o budismo e o hinduismo. 
Não bastasse isso, a Índia deve sua grande riqueza ao mosaico cultural  formado pelos vários impérios, com destaque para a dinastia  Mughal (1528- 1858) o mais longo e poderoso império islâmico.

A Índia também foi ocupada por colonizadores portugueses interessados no comércio mas também na conversão das almas. O principal enclave português era Goa, cuja história se estendeu por 450 anos, até sua reintegração pelo governo indiano em 1961. 

Segundo o curador da exposição, o historiador Pieter Tjabbes, esta é a maior mostra sobre o país já exibida no Brasil : “É um apanhado da cultura de um quase continente. A gente está lidando com mais de dois mil anos de história do país, com quatro religiões, as mais importantes do mundo, e um país que tem 1,2 bilhão de pessoas. Para mostrar toda essa riqueza de história de cultura, de tradição, nós optamos por fazer uma exposição que parte do contemporâneo. A gente começa a pensar como é a Índia de hoje, quais são as tradições que ainda são cultivadas lá e como isso tem raízes no passado”.



A exposição está dividida em quatro galerias, uma voltada para o cotidiano dos indianos, uma com foco na influência das quatro principais religiões do país – hinduismo, islamismo, cristianismo e budismo – uma que retrata a formação do estado indiano e uma com destaque na produção de artistas contemporâneos.

Nota: As imagens da exposição INDIA!  continuam na próxima postagem.  Veja o  Catálogo.

Nenhum comentário: