maio 28, 2012

Matosinhos


Acontece a cada ano uma nova edição das Festas do Senhor de Matosinhos. É a festa da sardinha assada, das doçarias, da loucinha e  bonecos de barro, dos brinquedos e artesanatos , dos carrosséis, do diálogo de culturas, da fantasia, do fogo preso e fogo-de-artifício e de muita alegria.






Para o nosso olhar estrangeiro, há  muito de inusitado. O texto da Rosa Fáneca, estas gaiolinhas para grilos expostos à venda na caixa de vidro, como animais de estimação. E o que pensar diante deste objeto que eles dizem tratar-se de um "assador de frango"!!!!?



A belíssima Igreja do Bom Jesus de Matosinhos resplandece com seus altares artisticamente decorados com lindíssimas flores. Uma beleza que é, nesta altura, "extrapolada por uma extraordinária decoração saída das mãos de verdadeiros artistas que fazem florir toda a igreja com os mais coloridos e originais arranjos".

Paralelamente, ocorrem outros eventos como a  exposição no CAM (Centro de Arte Moderna de Matosinhos Gerardo Rueda), dentre outras atividades na larga programação.





Nota: Leia aqui para saber mais sobre esta tradição e o patrimônio cultural de Matosinhos/Porto

Nenhum comentário: