março 09, 2012

Objetos e histórias sobre desilusões amorosas

O Museu dos Relacionamentos Terminados teve origem na exposição realizada pela artista plástica croata Olinka Vistica, após haver terminado um namoro de quatro anos.
O acervo foi ampliado com peças de amigos e conhecidos e vem sendo incrementado com exemplares de vários países. De Zagreb passou a ser uma exposição itinerante em torno do conceito de relacionamentos fracassados ​​e suas ruínas. 
Ao contrário de “destrutivo” o museu oferece uma chance de superar um colapso emocional através da criação. Seja qual for a motivação para a doação de pertences pessoais – seja exibicionismo puro, ajuda terapêutica, ou simples curiosidade – as pessoas abraçaram a ideia de exibir o seu legado de amor como uma espécie de um ritual, uma cerimônia solene. 
Roland Barthes em seu "Discurso Amoroso" diz que: “ Toda paixão, em última instância, tem o seu espectador … (não há) nenhuma oblação amorosa sem teatro final.”
Na coleção de objetos doados por pessoas de todo o mundo encontra-se desde um vestido de noiva a anões de jardim, exibidos ao lado de textos que detalham os contos de romance, paixão e desgosto que eles simbolizam.
Olinka pretende ampliar a mostra com objetos que representem corações partidos do mundo todo. Para tanto, criou um site para quem tiver interesse em doar parte de sua história afetiva.
Basta preencher o formulário e escrever, no seu próprio idioma, o significado da recordação e por que quer exibi-la: http://brokenships.com/en. 
O custo de envio é por conta do doador, mas o recebimento é confirmado pela artista por meio de fotografias.
Já pensou no que gostaria de enviar para o museu?

Nenhum comentário: