janeiro 04, 2012

Uma lágrima por Daniel PIZA

COMIDA FAZ A ALMA CANTAR, da Nina Horta, seria  postado hoje aqui, mas deu lugar a este  texto de seu  blog :

"Interrompendo os livros que levaria para uma ilha deserta, só faltam dois, vou reaproveitar uma crônica de Natal que não saiu porque o caderno Comida também não saiu.

O que eu gostaria mesmo era de poder fazer um elogio ao Daniel Piza que foi a maior perda do ano. Aquela pessoa com quem você conversa de manhã, na hora do café já meio tardio e preguiçoso. Eu ia lendo o jornal sem pressa para adiar a hora em que te encontraria, já com o lápis afiado para tomar nota dos livros que recomendava. O cara se torna seu amigo. Não era um amigo fácil, dengoso, isso não era. Quando lia o blog dele me arriscava a dar uns pêsames, dizer que estava bom, mas só, fosse ele me achar muito idiota. Daí nunca cheguei a conhecer o Piza, uma vez ele falou bem de mim e do Josimar para logo explicar que não estávamos nem perto do Liebling, com o que concordei, mas era muito difícil chegar perto do Liebling, acho que ele mesmo tentou com uma artigo sobre comida ou restaurante, mas também não chegou perto.

Achei engraçado na São Silvestre quando o brasileiro rompeu a fita, meio atrasado, mas bastante feliz. O repórter o atacou, louco para que culpasse a chuva, a ladeira, mas o rapaz candidamente respondeu que fora muito, muito bem na corrida, estava feliz só que o adversários haviam ido muito melhor, ótimos. Era isso que nos afastava do Liebling, agora te respondo, Piza, a gente dá seu melhor, mas o outro dava seu ótimo.

Não sei como aplacar a saudade que vou ter de você, da sua voracidade, mastigando um livro por dia e assimilando o que estava dentro. Vou tentar trabalhar com a mesma gula que vc, ler mais, pensar mais, trabalhar no buffet, fazer um blog animado, até futebol tenho assistido, mas há de convir que peguei uma época ruim para simpatizar com o esporte. Mas, não vou desistir. Para fazer o que imagino que você gostaria que eu fizesse era preciso conhecer sua família. Prestar atenção nela, ajudá-la agora e sempre contando o que arrancamos de você, como nos fez bem. E quem sabe toda a sua fúria diante do trabalho, (quantos escritores terão escrito o número de livros que vc escreveu até os 40 anos?) a sua curiosidade invulgar, a inteligência clara, a fala fluente, já tinha dentro de si o medo de desaparecer antes de se dar inteiro a nós? Se não foi assim, vamos pensar que foi, vamos agradecer sempre, vamos ter saudade sempre, vamos imitar com denodo, dentro de nossas capacidades jornalistícas. Combinado?"

Nota : No título link para   COMIDA FAZ A ALMA CANTAR

Nenhum comentário: