dezembro 22, 2011

Como água para chocolate

Como água para Chocolate é um romance de Laura Esquivel  em que toda a trama gira em torno da cozinha.
Cada capítulo se inicia com uma receita cujas  instruções de preparo conduzem a narrativa.   A história, que rendeu um dos mais belos filmes do cinema latino-americano, se passa em plena Revolução Zapatista(1910).

A autora pinta as cores de um México longínquo, impregnando de cheiros e sabores no que podia ser apenas mais uma história de amor : numa sociedade em que a tradição impõe à filha mais nova se manter solteira para cuidar de sua mãe, Tita é impedida de casar com o homem que ama. A mão de Rosaura, a filha mais velha, é oferecida a Pedro que vem a se casar com ela, apenas para permanecer perto da mulher que ama.
E assim, através de receitas tipicas, rústicas, às vezes invulgares e requintadas, Tita constrói a sua relação com Pedro. 
Todos os alimentos são preparados envoltos num ritual onde a magia do elo entre comida/ vida/ aroma/amor/olvido/perfume/sabor/sensação/textura/sensualidade/ desejo/desespero/pranto e alegria. Tudo como água para chocolate!*
Esta cocina magica afrodisiaca inspirada no livro é oferecida neste restaurante em Santiago. Merece uma visita ainda que virtual aqui,



Ceviche de Guerrero como entrada e  Nuestro Congrio de siempre foram as minhas escolhas. Como postre, compartilhamos o Amor entre Blancos  y Negros. 

Fizemos reserva no dia em que fomos ao Patio Bella Vista que fica na mesma animada rua Constitución.


*Expressão típica do México onde se prepara o chocolate quente dissolvendo-se a barra caseira de chocolate em água, em vez de leite. Para que o chocolate derreta é preciso que a água esteja fervendo. Dizer “como água para [fazer] chocolate” significa que está fervendo – de raiva ou de outra emoção.

Nenhum comentário: