julho 26, 2011

Dores da Colombia

 
  

“Meu país tem duas faces. Colômbia é esse mundo amável que eu pinto sempre, mas também tem o rosto terrível da violência. Então, em algum momento, tenho que mostrar a outra face da Colômbia”
Na mostra  Dores da Colombia   a  faceta violenta da Colômbia é  retratada por um de seus maiores representantes nas artes visuais: FERNANDO  BOTERO. O artista ficou  conhecido por pintar as curvas de pessoas gordas, que tiveram sua sensualidade exacerbada em desenhos erotizados e extremamente valorizados no mercado da arte.
Fez a  sátira com políticos, militares, religiosos, músicos e membros da realeza  retratando-os  em figuras roliças e corpulentas.  Seu humor se torna “um testemunho da irracional história colombiana” ao denunciar  assassinatos, perseguições e torturas.  “Devo dizer que a sensação que experimentei, ao pintar esses quadros, não é o mesmo prazer que sinto pintando normalmente o mundo que eu pinto. É outro sentimento. O simples fato de propor, como um artista, encontrar uma imagem simbólica que reflete o grande drama da Colômbia, significa um estado mental que não é agradável, mas sim doloroso”.
Nota: Veja mais linkando no título da postagem 

Nenhum comentário: