junho 28, 2011

HEDONISMO

" Eu li em um dos livros do Ruy Castro que, ainda mais legal do que unir o útil ao agradável, é unir o agradável ao agradável.
 A exaltação do desfrute. 
 Há tempos venho ruminando sobre isso. Conheço muitas pessoas que vão ao cinema, a boates e restaurantes e parecem eternamente insatisfeitas.
 Até que li uma matéria com a escritora Chantal Thomas na revista República e ela elucidou minhas indagações internas com a seguinte frase: "Na  sociedade moderna há muito lazer e pouco prazer".
 Lazer e prazer são palavras que rimam e se assemelham no significado, mas não se substituem. É muito mais fácil conquistar o lazer do que o prazer.
Lazer é assistir a um show, cuidar de um jardim, ouvir um disco,namorar, bater papo. Lazer é tudo o que não é dever. É uma desopilação.
Automaticamente, associamos isso com o prazer: se não estamos trabalhando, estamos nos divertindo. Simplista demais.
Em primeiro lugar, podemos ter muito prazer trabalhando, é só redefinir o que é prazer. O prazer não está em dedicar um tempo programado para o ócio.
 O prazer é residente. Está dentro de nós, na maneira como a gente se relaciona com o mundo.
Chantal Thomas aborda a idéia de que o turismo, hoje,tem sido mais uma imposição cultural do que um prazer. As pessoas aglomeram-se em filas de museus e  fazem reservas com meses de antecedência para ir comer no lugar da moda, pouco desfrutando disso tudo.
Como ela diz, temos solicitações culturais em demasia. É quase uma obrigação você consumir o que está em evidência. E se é uma obrigação, ainda que ligeiramente inconsciente, não é um prazer. Complemento dizendo que as pessoas estão fazendo turismo inclusive pelos sentimentos, passando rápido demais pelas experiências amorosas, entre elas o casamento.  
 Queremos provar um pouquinho de tudo, queremos ser felizes mediante uma novidade. O ritmo é determinado pelas tendências de comportamento, que exigem uma apreensão veloz do universo.  
 Calma. O prazer é mais baiano. O prazer não está em ler uma revista, mas na sensação de estar aprendendo algo. Não está em ver o filme que ganhou o Oscar, mas na emoção que ele pode lhe trazer.Não está em faturar uma garota, mas no encontro das almas. Está em tudo o que fazemos sem estar atendendo a pedidos. Está no silêncio,no espírito, está menos na mão única e mais na contramão.
O prazer está em sentir. Uma obviedade que merece ser resgatada antes que a gente comece a unir o útil com o útil, deixando o agradável pra lá".
 José A. Pimentel
                                                    *     *     *     *     *     *

A propósito do hedonismo: Para os epicuristas, enquanto o prazer é o soberano bem, a dor é o soberano mal. A ataraxia é uma estado da alma a que se  chega  atendendo os desejos naturais e ignorando os desejos supérfluos. É o prazer estável que garante a felicidade. Todo o incômodo desejo se dissolve no amor à filosofia. Para o filósofo grego  Epicuro  (341 – 270 a. C),  o essencial para a felicidade é a nossa condição íntima. O desejo precisa ser controlado, para que a serenidade nos ajude a suportar a dor. A vida se torna agradável com o raciocínio que investiga a causa.  Epicuro nos aconselha a viver  em reclusão, ignorados. Por ser um defensor do prazer, quiseram fazer dele, e dos epicuristas, defensores da volúpia, mas o prazer a que se refere não  é o prazer  sensual.  Nietzsche em alguns trechos comenta o epicurismo e o estoicismo, especialmente na Gaia Ciência.

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