maio 01, 2011

O ´corte´ é uma festa


Em minhas andanças por algumas cidades, fui encontrando meninos vestidos em trajes de gala que me pareceram típicos de suas tradições.
Ocorreu-me que, assim como as nossas crianças, à falta de autênticos heróis, se vestem como os ídolos televisivos, as crianças muçulmanas (mais precisamente, turcas) vestiam-se de sultões, imperadores, etc.
Santa ignorância!(logo salva pela curiosidade). À medida que me deparei com tantos outros sempre vestidos naqueles trajes, me informei sobre o seu significado. Fiquei sabendo que, em clima de festa, aquelas crianças iriam ser submetidas à circuncisão.
Segundo soube, neste dia as crianças recebem muitos presentes, a fim de que, uma vez crescidas, associem esta data (entre os muçulmanos tem a simbologia de iniciação - entrada na mesquita) à lembranças prazerosas. Este ritual que agrega vários significados de alcance universal: religiosos, iniciáticos, profiláticos, estéticos e medicinais é praticado desde tempos remotos.
Para saber mais siga por aqui

Nenhum comentário: