abril 26, 2011

Tapetes Anatolian

Até hoje tem sido impossível provar, exatamente, quando e onde, começou a tapeçaria. As primeiras urdiduras e tramas foram encontradas em produtos têxteis que se assemelhavam  à forma de tecer o kilims.  Em seguida, aparecem os tapetes  criados pelos turcos.
Segundo consta, a arte da  tapeçaria  teve origem  nas regiões de estepes secas, onde as tribos nômades viviam. Ásia Central era um local adequado para o primeiro tapete de tecelagem  por causa da disponibilidade de terras para pastoreio de ovinos e por causa do clima da região.
Os tapetes foram utilizados em casa como revestimentos de pavimentos, cobertores, toalhas e decorações. Adquirem grande valor enquanto que os demais objetos  utilizados foram perdendo valor ao longo do tempo.
O exemplo mais antigo conhecido na história da tapeçaria feita à mão é o que está exposta no Museu Hermitage (São Petersburgo). Este tapete fantástico foi descoberta pelo arqueólogo russo Rudenko no ano 1949 e é conhecido como o "Pazyric tapete". A maioria dos especialistas acredita que há uma ligação entre a cultura turca antiga e este tapete em particular, uma vez que  outros itens encontrados no  Tumulus Pazyric tem alguma ligação com a civilização turca.
A Tapeçaria na Anatólia começou com a chegada das tribos turcas da Ásia Central, que se instalaram na região. Portanto, tapetes Anatolian formam um ramo de tapetes turcos étnicos. 





Nenhum comentário: