abril 24, 2011

Bósforo



(em andamento)
Istambul, nome turco moderno de Constantinopla, é separada  por um estreito, o Bósforo,  com  extensão de 35 km,  une o Mar de Mármara, ao sul, ao Mar Negro, ao Norte. Assim, tem-se a parte asiática e a parte européia da cidade. As águas do Bósforo, em razão de sua importância estratégica, são consideradas águas internacionais Passeando de barco pelo estreito  se pode ver vestígios de muitas civilizações antigas e suas culturas, em harmonia com a moderna cultura turca.  Istambul mais do que em qualquer outra, é uma  cidade onde o  antigo e o moderno,o religioso e o secular, a  Ásia e Europa, a cultura  cristã e a islâmica  coexistem  constituindo um rico  e harmonioso contraste. 
Ao mesmo tempo em que se  tem  visões coloridas de publicidades  trazendo  mulheres meio desnudas, muitas  ainda circulam usando burcas ou de cabeças cobertas. 
Mas de todas as peculiaridades da cidade a que mais me impressiona é a 'chamada para oração'. 


Este  vídeo deve ser visto numa perspectiva cultural. A chamada para oração acontece várias vezes ao  dia em cada mesquita (todas têm alto falantes) em todas as cidades no mundo muçulmano. Em Istambul dizem ser 3 mil o número de mesquitas.
Se prestar atenção, se ouve outros por trás deste. 

Nenhum comentário: