janeiro 28, 2011

Serra da Estrela - queijo de colher

"Certa vez, um casal de amantes da (boa) comida foi barrado na alfândega do aeroporto de Guarulhos. Levava na mala o mais famoso queijo de Portugal. Sem certificado, o produto foi proibido de entrar no país. Não houve dúvida, sentaram no chão e se esbaldaram ali mesmo.
Não era para menos: o Serra da Estrela é um queijo sazonal que chega ao seu auge neste período, quando vira mote de feiras em seu país.
Produzido artesanalmente em escalas minúsculas, chega a preços altos, inclusive em Portugal.  Delicado, tem de vir de avião, o que o encarece....É preciso, ainda, atravessar burocracias do Ministério da Agricultura, que exige vistorias das instalações "in loco" para que o produto tenha importação autorizada.

São requisitos que se explicam: trata-se de um queijo de leite cru (não pasteurizado) de uma raça específica de ovelha, a bordaleira, que deve seguir padrões rígidos para receber o selo de Denominação de Origem Protegida. Os animais pastam livres, se alimentam naturalmente (sem ração) e, para coalhar o leite, este entra em contato com cardo (erva nativa).
Para o soro ser retirado, o coalho é prensado manualmente e salgado. Seu tempo de cura, em câmaras com temperatura e umidade controladas, gira em torno dos 60 dias".


Nota: trecho de reportagem de   LUIZA FECAROTTA na FSP e  foto  do flick.r

Um comentário:

Anônimo disse...

Malvada, perversa, sem coração, Betty Davis da Princesa do Norte! Só para eu ficar com água na boca... TL
P.S.: Não vale me chamar de Baby Jane!!