janeiro 10, 2011

O Último Cabalista de Lisboa

Em Abril de 1506, durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos num progrom em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio. O Último Cabalista de Lisboa   é um extraordinário romance histórico tendo como pano de fundo os eventos verídicos desse mês de Abril de 1506.  O autor Richard  Zimler constrói a trama através de ampla pesquisa histórica pelos manuscritos de Berequias Zarco.

"Quando pensei pela primeira vez em traçar nossas atribulações numa página manuscrita, minha família e eu estávamos escondidos no porão de nossa casa. O mistério acabava de se abrir diante de mim em toda a sua complexidade. Foi nesse ponto que iniciei minha história, há vinte e três anos. E nele começaremos de novo.
Falaremos de três acontecimentos antes de chegar ao assassinato que transformou nossas vidas: a procissão dos penitentes; o ferimento de um amigo querido; e a prisão de um membro da família. Tivesse eu entendido o alcance desses presságios, tivesse-os lido como versos de um singular poema escrito pelo Anjo da Morte, eu poderia então ter salvado várias vidas. Mas a ignorância me traiu. Talvez, ao acommpanharem minhas palavras ao longo destas páginas, vocês tenham mais êxito. Sejam abençoados com a visão clara.
Sentem-se, pois, num cômodo tranquilo decorado por uma roda de arbustos ou flores perfumadas. Voltem-se para o Oriente, para a amada Jerusalém. Desatem com cânticos os nós da mente. E deixem a luz tênue de uma vela sombrear as páginas à medida que as forem virando.
Bruheem kol demuyay eloha Benditos sejam todos os auto-retratos de Deus.

Nenhum comentário: