novembro 27, 2010

Carnaval no fogo

"Em 2002, uma editora inglesa, a Bloomsbury (a mesma do Harry Potter), encomendou-me um livro sobre o Rio, para uma coleção de livros sobre cidades. Outros da série, a cargo de notórios residentes, tratariam de Nova York, Paris, Sydney, Veneza. Não queriam um oba-oba ou um guia turístico, mas uma reflexão particular sobre cada urbe.
No dia em que comecei a escrever, a duas semanas do Carnaval e com a cidade fervendo de turistas, bandidos obrigaram o comércio de Ipanema a fechar as portas pela morte de um traficante do Pavãozinho. Essa prática, comum nos morros, finalmente chegava à zona sul. Para alguns, era a véspera do Apocalipse -o começo do fim ou o próprio fim.
Abestado, como todo mundo, resolvi esperar. Não havia clima para escrever. Dei uma volta por Ipanema e constatei a nossa derrota. E, então, algumas horas depois, deu-se o milagre. O bloco Vem Ni Mim Que Sou Facinha, com saída marcada para aquele dia, botou seus tamborins na praça General Osório. Os supermercados, bares e lojas seguiram o exemplo e reabriram. E até o poeta Apicius lançou seu livro naquela noite. O Carnaval desafiara os marginais. E ganhara.
Ali me decidi pelo título do livro: "Carnaval no Fogo". Não por acaso, título de uma chanchada da Atlântida, que começava por um desenho de foliões dançando entre labaredas. Descobri que, desde sempre -ou desde Américo Vespúcio, em 1502-, o Rio era isso: uma cidade com a maior vocação para a festa, mas uma festa que se dá sempre sobre brasas. O subtítulo completava a ideia: "Crônica de uma cidade excitante demais".
Os acontecimentos dos últimos dias seguem essa tradição. Com a diferença de que, desta vez, o Rio resolveu devolver o fogo. Resta agora que o Brasil se junte de vez ao Rio nesta batalha -se não quiser ver algo como o México no seu futuro."

RUY CASTRO

Nenhum comentário: