outubro 26, 2010

NÃO ESTOU PENSANDO EM NADA

"Não estou pensando em nada
E essa coisa central, que é coisa nenhuma,
É-me agradável como o ar da noite,
Fresco em contraste com o verão quente do dia,
Não estou pensando em nada, e que bom!

Pensar em nada
É ter a alma própria e inteira.
Pensar em nada
É viver intimamente
O fluxo e o refluxo da vida...

Não estou pensando em nada.
Só, como se me tivesse encostado mal.
Uma dor nas costas, ou num lado das costas,
Há um amargo de boca na minha alma:
É que, no fim de contas,
Não estou pensando em nada,
Mas realmente em nada,
Em nada..."

Álvaro de Campos

Nota: Não sei se sabem que toda a biblioteca particular de Fernando Pessoa composta de 1.142 volumes foi digitalizada e pode ser conhecida por quem visitar o casafernandopessoa.cm-lisboa.pt (link no título).
É possível consultar página por página, inclusive as anotações e até poemas que Fernando Pessoa fazia nas páginas de seus livros. Tem um banco de poesia de onde trouxe esta.

Nenhum comentário: