outubro 05, 2010

Enchendo linguiça: a arte do mal falar

"DE TÃO USADOS, cacoetes de linguagem bem que poderiam estar desgastados. Não estão. Para mim, psicanalista, não há expressões destituídas de significados. Todas remetem a sensações, sentimentos, memórias. Permito-me brincar um pouco e buscar nelas algum sentido.
Ah/Veja bem /Não, é que/ Sabe o que acontece?/ Acontece que/Na verdade/De fato/Enfim/Resumindo/Como ser humano/No sentido de/A nível de/Diga/Em relação/ Quer dizer/Bom/De certa forma/Etc. etc./Tal e tal...
Trata-se aqui de "força de expressão" que enfraquece o enunciado. É comum ouvirmos pedaços de conversas assim: "Então o que acontece... Acontece que...Na verdade, etc. etc.". Ninguém estranha esse palavreado, quando falado. Escrito é que fica esquisito. A oralidade, tenho impressão, está em crise. Todos fazem de conta que têm o que dizer. O valor das pessoas associa-se mais ao quanto têm a dizer do que ao que têm a dizer. Algumas expressões falam de classe ou melhor, da posição da pessoa no mundo. Outras são só enfeite. Quem se sente por baixo e teme ser corrigido defende-se de eventual crítica já começando a frase com um "não, é que...". Aí confessa seu sentimento de insegurança diante do interlocutor.
O "sabe o que acontece?" parece tentativa de apresentar-se como o mais bem informado. Já o "na verdade" indica esforço de valorizar o que se diz. "Resumindo" significa que quero repetir o que já foi dito, para que fique "bem" claro. Muitas expressões são só vento para encher linguiça.
"Enfim", "então", "vamos lá", "quem sabe", "sendo assim" atendem à necessidade de ter a palavra por mais tempo e expressar ideias ainda não muito definidas na cabeça de quem fala.
Dizer apenas "eu gostei" pode ser pouco para expressar o que se achou de um filme. Fica mais elegante dizer "enfim, na verdade, etc. etc.".
"Tal e tal" e "Etc. etc." são esforços para sugerir que se sabe mais do que se diz. É preciso muita autoestima para abdicar de tempo de falar.
Dizem que vivemos na época da imagem. Discordo. A imagem declina e a oralidade vai ocupando seu espaço. Hoje não basta ser visto: é preciso ser ouvido.
É antiga a expressão "encher linguiça" para a prova ou o trabalho de escola. Contudo, quando se escreve, os termos usados são menos gerais. A palavra falada suporta tudo, muito mais recheio do que o texto escrito.
Não estou criticando esse vendaval de palavras desnecessárias que aparecem no nosso cotidiano. Só quero chamar atenção para esse fenômeno. Para quê? À toa. Não creio que vá desaparecer facilmente. É o mais recente símbolo de status."

ANNA VERONICA MAUTNER

Nenhum comentário: