outubro 08, 2010

Embaixada a Calígula

"Não é nossa época propícia aos relatos de viagens, por banal que nos parece mudar de lugar com a rapidez do som e atravessar fronteiras de olhos fechados, tendo ao lado um mapa apenas consultado e uns óculos de lentes verdes. Mas se mudar de lugar é uma coisa cada vez mais possível em condições de dia para dia indiscutíveis, viajar, propriamente, vai-se tornando raro. O que é viajar? Começa, uma pessoa por temer o conflito com a sua rotina, e isso já é atmosfera moral duma viagem. Depois vai cedendo à curiosidade, ao doce pastoreio da sua própria alma pelos campos desconhecidos – e já penetra a sensação dum país que até aí lhe era oculto e que era para si destituído de tudo que não fosse simples geografia.
A viagem é a intimidade do importuno. Tudo o que não preferimos em quaisquer outras circunstâncias de fixação prolongada – uma paisagem, as criaturas, um acontecimento – é-nos oferecido para que o tomemos com esse amor espontâneo que não se pode evitar por que vive da surpresa em que se comprometeu. Muita gente muda de lugar , passa de um a outro continente , retém na memória fatos sobrevindos em diversas latitudes. Mas a viagem, com o seu mistério e a sua intimação à consciência , com as suas alegrias que nascem inexplicavelmente dum golpe de vento na poeira sobre uma ponte, duma sensação de vida isolada e profunda quando atravessamos uma terra estrangeira - ah!, essa viagem poucos a podem experimentar!"

Nota: Este é o início de Embaixada a Calígula da escritora portuguesa Agvstina Bessa-Luís. A jornada da autora atravessando a Espanha, em direção à Provence (para um congresso em Aix-en-Provence) e se estendendo até a Itália, resultou neste relato que não se deixa aprisionar na categoria de literatura de viagens. "Há movimento, descoberta, fruição, observação, descrição - de paisagens, cidades, monumentos, costumes, obras de arte".
No final, traz índice toponímico e antroponímico, além de todas as referências: bíblicas, artísticas (pintura, escultura, música, teatro e cinema) , personagens literárias, mitológicas, obras literárias e gastronomia.
Uma preciosidade que tive o privilégio de receber de presente de meu amigo AMNF (merci pour le cadeau).

Nenhum comentário: