maio 21, 2010

Nature Capitale (link p/a instalação)

"A Champs Elysées, mais bela avenida do mundo, vai se transformar em um imenso jardim. Durante dois dias — 23 e 24 de Maio — a linha reta de um quilometro e larga de 27 metros, que separa a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo, em Paris, será ocupada por 150.000 arvores, divididas em quatro pequenos bosques, e 150 espécies vegetais. O mosaico natural de 3 hectares formado por parcelas de 1,2 metro quadrado será instalado sob os paralelepípedos por 600 agricultores franceses em uma só noite. A iniciativa cuja preparação paisagística levou um ano, vai comemorar na França, o Ano Internacional da Biodiversidade, organizado pela ONU. Estima-se em um milhão, o número de visitantes.
Vinte anos depois de cobrir a avenida Champs Elysées com campo de trigo, o veterano criador de espetáculos de rua, Gad Weil, foi o escolhido para concepção do Nature Capitale. “O evento vai durar apenas dois dias, mas ele não será completamente efêmero desta vez, ele continuará vivo alhures”, conta Weil a Veja.com. O visitante poderá comprar partes do jardim e levar para casa. Um vaso florido, por exemplo, custa 10 euros. Uma parcela de um bosque, miniatura vegetal de 11 diferentes regiões da França, pode chegar até a 700 euros. Grande Moisson, o trigal urbano de Weil, foi um espetáculo para a comemoração do Bicentenário da Revolução Francesa. O artista queria lembrar a fome como uma das causas principais do acontecimento que mais modificou a França e que, dois séculos depois trouxe abundância. Ele perdeu a concorrência para o desfile majestoso de Jean-Paul Goude cujo tema era a confraternização de povos e culturas. Desta vez, o Nature Capital tem como objetivo, segundo Weil, “mostrar as paisagens da França de forma poética.”
Ninguém duvida que a Champs Elysées estará ainda mais bonita com arvores no lugar de carros. A questão é saber o que chamará mais atenção, se um jardim na principal avenida da França ou os 4,2 milhões de euros gastos com o Nature Capitale em tempos de controle orçamentário — o déficit público francês equivale a 8,2% do seu Produto Interno Bruto, 143,8 bilhões de euros em 2009. O presidente Nicolas Sarkozy propôs hoje, mudança na Constituição que obriga todo governo a fixar um objetivo quinquenal de redução do déficit no início do mandato. Até 2013, a França deverá reduzir seu déficit público a 3% do PIB como preconiza a União Européia".
Por Antonio Ribeiro no Veja.com
'Nature Capitale' est une œuvre de la rue qui interroge sur le rapport de l' homme à la nature et interpelle avec simplicité et enthousiasme sur les questions complexes et essentielles du développement durable, de la sauvegarde de la biodiversité et de l' écologie.
Création végétale spectaculaire et éphémère, l'oeuvre offre dans une mise en scène jubilatoire un regard curieux et direct sur ce fragile équilibre entre l'homme et son environnement
Vingt ans après la Grande Moisson, Gad Weil, reprend le chemin des Champs et y installe sa première édition de 'Nature Capitale'. Il signe ici une création et une mise en scène unique, Laurence Médioni, complice artistique, en invente la scénographie et les dessins originaux. Les jeunes agriculteurs et les forestiers en nourriront la matière, et du semis à la pousse, ils en assureront la couleur et la texture.
L'oeuvre végétale est ainsi composée de 8000 parcelles, 8000 fragments qui chacun témoigne de la richesse de la biodiversité de notre pays. Chacun peut acquérir lun des ces fragments et participer ainsi activement à cet élan que souhaite illustrer 'Nature Capitale' afin de construire cette œuvre unique mais surtout de la diffuser, de la faire vivre bien au delà du temps défini.

Nenhum comentário: