maio 13, 2010

Desde que funcione

"No final, todo mundo morre mesmo", observa várias vezes Boris Yelnikoff ao longo do novo filme de Woody Allen. Sejamos racionais: se o fim é inexorável, para que adianta a vida, então?
Por uma ótica puramente racional, levantar da cama não valeria o esforço. Se, no entanto, levantamos a cada novo dia, ou é porque temos algum argumento lógico que justifique a empreitada, ou é porque... não é a lógica que move a vida.
Eu tenho plena convicção da segunda alternativa, mas saí do cinema pensando no que sei a respeito.
Temos dentro do cérebro um conjunto de estruturas dedicadas a sinalizar, como diz Woody Allen, "whatever works" -ou seja, tudo aquilo que funciona, qualquer coisa que dê resultado positivo (o título do filme em português, "Tudo pode dar certo", foi uma escolha infeliz que deturpa o sentido da história, mas fazer o quê?).
Se algo funciona, somos premiados com uma sensação de prazer e satisfação que tanto serve imediatamente de recompensa quanto nos dá ânimo para fazer o que for preciso no futuro para conseguir mais. Qualquer coisa que funcione nos impele a continuar levantando.
E os outros animais? Por sorte, tinha dados fresquinhos na cabeça, já que passei as últimas semanas pesquisando sistemas nervosos das espécies mais variadas para um curso novo (e fiquei com a impressão de que o grande papel do sistema nervoso é nos permitir comer e reproduzir; o resto é lucro).
Medusas, anêmonas e pólipos, donos dos sistemas nervosos mais simples, se alimentam de maneira praticamente passiva: nadam por aí ou movem seus tentáculos aparentemente a esmo, e o que cair na rede é peixe.
Ao contrário, os outros animais vão atrás de sua caça ativamente -o que deve exigir algum tipo de motivação.
E, curiosamente, todos os que conheço já possuem alguma versão do nosso sistema de recompensa: se nós contamos com alguns milhares de neurônios dopaminérgicos que nos dão prazer ao fazer algo que funcione, moscas da banana, por exemplo, têm exatos quatro.
Mas eles estão lá, e também servem para dar valor positivo a qualquer coisa que funcione.
Por que levantamos da cama, então? Porque temos um sistema de recompensa e vamos em busca de alguma coisa que funcione para nós: "todo e qualquer amor que você possa dar e receber, qualquer alegria que você ganhe ou leve aos outros, qualquer graça temporária, qualquer coisa que funcione".

SUZANA HERCULANO-HOUZEL é neurocientista.

Nenhum comentário: