Em Lisboa, onde me encontro para uns dias de ócio, tem chovido de vez em quando. À primeira vista, seria o que poderia me reter em casa por mais tempo. No entanto, o que tem me segurado mesmo é a TV!!!
Grande parte da 'mídia' eletrônica européia é pública (a maioria dos canais de TV são abertos). Os que não são públicos são americanizados. Próximo à entrada (que não se vê nas fotos da minha ' casa portuguesa'), há o aviso de que 300 estariam disponíveis (!).
O 'grande público', também aqui, dá preferência aos canais que transmitem as conhecidas baboseiras: programas de auditório comandados por 'celebridades', relatos de dramas familiares, novelas, 'faça vc mesmo', 'como emagrecer', sexo para tudo que é gosto e por aí vai. Vulgaridade é uma praga universal!
A 'salvação' está no Arte que é o canal franco-alemão para quem quer fugir da mesmice. No 'Artê' (como os franceses pronunciam) - sigla de "Associação relativa às televisões européias" – é onde se encontra o refúgio da inteligência, da cultura e do bom gosto.
A audiência do Arte deve ser próxima de um - (traço) , o que não é o mais importante para quem quer apostar no alto nível da programação. É bem verdade que os níveis de audiência do Arte só podem ser suficientes numa televisão sustentada por governos ricos, dispostos a fazer uma TV de qualidade.
Um canal de televisão com uma programação exclusivamente voltada para a cultura: 'filmes de arte' , concertos e documentários imperdíveis. Que outro canal pode se dar ao luxo de dedicar duas horas de seu horário nobre a um documentário sobre Nijinsky & Neumeier? Dentre outras preciosidades que tenho visto por aqui...
Chove em Lisboa ...'não estou nem aí'!
Nota: Para saber por onde anda a fumaça do vulcão tenho que ir a outros canais. O Arte não se permite a 'vulgaridade' dos noticiários...rsrsr
Link no título para um trechinho Neumeier's "Nijinsky" partes 1 e 2
Um comentário:
Simplesmente Saudades.........
Postar um comentário