março 19, 2010

L' exposition Yves Saint Laurent


"Le plus beau vêtement qui puisse habiller une femme, ce sont les bras de l'homme qu'elle aime. Mais, pour celles qui n'ont pas eu la chance de trouver ce bonheur, je suis là." (Yves Saint Laurent)




"Você, que tinha sido tão orgulhoso de seu corpo, você passou a detestá-lo ao ponto de deformá-lo. "Eu me tornei um monstro", me dizia você, e era verdade. O masoquismo com o qual você tinha brincado com tanta destreza tinha se vingado. Foi ele com certeza que fez com que você se destruísse durante tantos anos. Primeiro o álcool e a droga, depois a comida. (...)"

"Sempre me perguntei se você sabia que seu maior mérito foi ter deixado o território estético pelo território social. Se Chanel deu, como se diz, liberdade às mulheres, você deu a elas o poder."

Trechos de "Lettres à Yves", de Pierre Bergé (ed. Gallimard, Paris)

Cartas à Yves são relatos comoventes, escritos com paixão e sinceridade por Bergé, seu companheiro desde 1958, num verdadeiro trabalho de luto. Em tom quase confessional revê detalhes de sua relação com YSL que ele às vezes chama de Kikou. O amor e a admiração não o impedem de expor as dificuldades que o casal enfrentou, sobretudo nos últimos anos de vida de YSL, destruídos pelo álcool e pelas drogas: "O crepúsculo de tristeza que caiu sobre seu rosto nos últimos anos era insuportável".
Link para o site da exposição, sala por sala, no título.
Merece uma visita!

Nenhum comentário: