fevereiro 21, 2010

CONTRA-NATURA

Álvaro Pombo, aos 70 anos, é tido como "o avô cool" no mundo das artes espanhol. Romancista e poeta, é um homossexual que atravessou décadas de repressão franquista, onde forjou um caminho para a sua sexualidade que nasceu clandestina. Sente-se perplexo com tanta manifestação do orgulho gay. “Por comparação com os anos de luta pelos direitos gay, chegamos a um tempo, admirável em muitos sentidos, em que o gay começa a banalizar-se. Há um processo banalizador que afeta as nossas juventudes e se confunde com o consumismo e o hedonismo.”
É o que diz no epílogo de seu romance "Contra- natura" onde dá voz à sua perplexidade: “A homossexualidade precisa de inventar uma linguagem amorosa”
"Contra - Natura" é um romance rude e sofisticado. Nele, dois septuagenários, Javier Salazar e Paco Allende, que estiveram no mesmo seminário, plasmam dois caminhos possíveis de viver a homossexualidade sobretudo na forma como convivem, engatam e pensam o amor com os mais jovens. Um pragmático e um romântico, os dois são porta vozes das perplexidades de enfrentar a sua condição num tempo de armários escancarados para a comunidade homossexual espanhola.
No título link para ler a entrevista.

Nenhum comentário: