fevereiro 26, 2010

ASA NISI MASA

Esta postagem é o link para a o blog de Leonardo Ferrari.
"Dica de blog
" da Milena Morozowicz. Vale a pena seguir.
Penélope Cruz em “Nine” de Rob Marshall.

"Nos Estados Unidos tudo acaba em musical. “8 e ½” de Fellini é uma obra de arte que teimam em classificar como filme. Não é um filme. É uma escultura preciosa, é uma pintura desconcertante, é uma sinfonia desestabilizadora, é a não relação sexual em todas as suas dimensões. Belíssima obra, maravilhosa, encantadora. Ainda hoje me ressoa, me ecoa, me sussurra pelas esquinas o Asa Nisi Masa, fórmula mágica, abre-te sésamo de um tesouro escondido, perdido para sempre, nunca existido – e no entanto, a busca linda, o dizer que se faz ato, o ir atrás como a metáfora imperfeita para isso que se chama vida. Que Rob Marshall tenha decidido transformar “8 e ½” em um musical, bom. Que tenha mudado o nome para “Nine”, ótimo – pois já não é mais “8 e ½”, não pode ser, não tem nada a ver. Que tenha escolhido Penélope Cruz para viver a amante de Guido, maravilhoso. Quem sabe isso seja um convite a revisitar Fellini, empoeirado na videolocadora, metido no meio do nada com coisa nenhuma do youtube, perdido por aí. “8 e ½” continua o proibido, desde que surgiu, continua o ignorado, continua o desconhecido, continua o difícil, continua o estranho, continua o inclassificável, continua Asa Nisi Masa. Os tesouros são assim – só os que procuram não acham. Asa Nisi Masa é o bem mais precioso do mundo – é o meu bem querer, traz o meu bem querer, faz o meu bem querer, continua meu bem querer."

2 comentários:

Leonardo Ferrari, psicanalista disse...

Cara Zelinha, obrigado pela referência. Encontrei você através da Milena. Parabéns pelo blog. Um abraço, Ferrari.

Lala disse...

ZELINHA: Fico feliz que Leonardo e você se encontraram. Acho que os dois blogs tem tudo a ver. Não o conheço pessoalmente... ainda...
Quanto ao NINE é tudo o que você escreveu.
Revi o 8e1/2 e mais uma vez constatei que era muito para a época,essa criação doida do meu caro Fellini.
Eu me identifiquei de imediato com a obra.