janeiro 14, 2010

Santiago


Santiago é uma figura rarissima. Tive oportunidade de assistir este documentário, quando se seu lançamento que foi seguido de um 'bate papo' com o 'Joãozinho', o diretor. O filme está em cartaz no São Luíz.

Santiago foi o mordomo de sua casa e o João quando fez o filme ainda 'brincava' de ser diretor. Vivendo por 30 anos com a família Moreira Sales que morou em diversos países, Santiago que tinha uma personalidade singular, viveu seus últimos anos sozinho em um pequeno apartamento no Leblon, cercado por mais de 30 mil páginas que escreveu sobre os dramas e a vida de mais de 500 anos de nobrezas e dinastias por todo o mundo. Seu universo de informação se estende por diversas culturas, personalidades e épocas, passando por Hollywood, Versailles, Gioto e Beethoven.
O filme não foi 'editado' o que por um lado é ótimo. Por outro, se percebe o quanto perde de espontaneidade os depoimentos de Santiago quando o fazem repetir uma cena. A primeira acaba sempre sendo a melhor. O João falou muito de si mesmo, mais de suas dificuldades do que do filme, inclusive de sua terapia...

Um comentário:

Anônimo disse...

Que sensibilidade!
Lalá