janeiro 07, 2010

Resoluções de Ano-Novo

"Ah, as resoluções.
Mal começa o ano e já temos objetivos para os 365 dias seguintes: ganhar mais dinheiro, gastar menos dinheiro; quitar o cartão de crédito, o carro ou a casa; trocar de emprego, melhorar de vida, descansar -ou, quase certamente, em tempos de sedentarismo, fazer exercícios e emagrecer.
Como li em uma delegacia de polícia sul-africana, contudo, "um objetivo sem um plano é apenas um desejo" (um bom cartaz para nossas delegacias copiarem!). Para cumprir suas resoluções de Ano-Novo, portanto, é preciso um cérebro que não só seja capaz de desejar e estabelecer objetivos, mas também de traçar planos.
De desejos o cérebro entende: deles trata o sistema de recompensa, que representa igualmente quão bom algo já é como também pode vir a ser (como as roupas do armário voltarem a caber).
De objetivos, também: sabendo das recomendações do sistema de recompensa, a parte mais anterior do córtex pré-frontal é capaz tanto de cuidar dos acontecimentos presentes quanto de usar seus conhecimentos atuais (sobre o que sobra na cintura e o que falta no banco, por exemplo) e seus desejos (caber de novo naquela calça) para traçar objetivos para o futuro.
Quanto a tecer estratégias para alcançar as metas, isso fica por conta das porções mais laterais do córtex pré-frontal. Se for esperto e aproveitar o que a neurociência ensina, então, o pré-frontal trata de fazer o sistema de recompensa arranjar desejos módicos, alcançáveis com planos simples.
Começar perdendo quatro quilos para depois perder outros quatro, por exemplo, é bem mais factível do que desejar perder oito de cara. Planejar frequentar a academia duas vezes por semana é mais fácil de alcançar do que resolver estoicamente virar rato de academia literalmente da noite para o dia.
O mais importante, contudo, é constatar que o cérebro humano é tanto capaz de sonhar quanto de fazer acontecer. Desejar é bom, mas tecer um plano e passar à resolução é melhor ainda -e traz satisfação dupla: com o resultado e com o mérito pelo resultado.
Faço minhas, então, as belas palavras do poeta Drummond, em sua "Receita de Ano-Novo": "Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem que merecê-lo, tem que fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre". Que em 2010 você tenha bons desejos e ótimos planos, leitor, e assim saiba fazer seu ano novo feliz."

SUZANA HERCULANO-HOUZEL, neurocientista
Acesso ao blog da Suzana clicando no título deste post.

Nenhum comentário: