dezembro 23, 2009

YOANI SÁNCHEZ

Ela mora em Havana. É de lá que posta no seu blog Generaction Y, um dos mais visitados do mundo, mas que não é lido em Cuba. Ela relata, desde abril de 2007, o que vê e pensa da vida na ilha. (Se já bateu a curiosidade, clique no título deste para dar uma espiada nele) . O blog fica no site Desde Cuba, já virou livro que no Brasil se chama DE CUBA com carinho. Alguns posts, ao acaso...
De gorilas e caudilhos
Nove anos se passaram desde que escrevi as últimas linhas de uma tese sobre a figura do ditador na literatura latino-americana. Embora meu estudo mostrasse a existência, ainda, de vários caudilhos que serviam de excelentes referências para escrever romances, no fundo eu acreditava que se tratava de criaturas em extinção. Pouco tempo depois, comecei a desconfiar se os tiranos não estariam em incubação para voltar a brotar em nossas terras americanas. De uns tempos para cá já não me restam dúvidas : os ditadores – ou os aspirantes a sê-lo - estão mais presentes do que nunca. Ainda que agora vistam jeans , guayaberas ou camisas vermelhas.
Tampouco está extinto o outro perigo: o militar que faz justiça com as próprias mãos ; o uniformizado que impõe sua vontade pelas armas . Continuamos nos atirando nos braços de uns e de outros porque uma tradição de personalismos e demagogos não se erradica tão facilmente. Em Honduras, agora mesmo, toda uma nação pode entregar-se à espinhosa proteção dos soldados ou hipnotizar-se diante do retorno 'triunfal' – no estilo Chávez – de quem foi deposto por um golpe. Desse dilema, poucas vezes nós cidadãos saímos ilesos.
Não gosto de golpes militares, nem de presidentes que tentam se reeleger infinitamente....

A utopia imposta
Habito uma utopia que não é minha. Diante dela, os meus avós se persignaram e os meus pais entregaram os seus melhores anos. Eu a levo sobre os ombros sem poder sacudi-la.
Algumas pessoas que não a vivenciam tentam me convencer – à distância - de que devo conservá-la. Porém, é alienante viver uma ilusão alheia, carregar o peso daquilo que outros sonharam.
Aos que me impuseram - sem me consultar - essa miragem, quero avisar, desde agora, que não pretendo deixá-la de herança para meus filhos.

Passos de caranguejo : um pra frente , dois pra trás
Passei dois dias sem acessar a internet porque um novo obstáculo surgiu no caminho dos blogueiros alternativos. Para permitir o acesso à rede , vários hotéis do país exigem comprovante de que o usuário vive em algum ponto fora do arquipélago cubano . Os empregados me dizem – embora sejam tão nativos como eu - que este documento azulado não me permite navegar na grande teia de aranha mundial. “E uma resolução que vem de cima”, explicou uma mulher , como se uma decisão desse tipo pudesse ser tomada em outro nível que não fossem os gabinetes de governo
Acho difícil me transformar numa estrangeira da noite para o dia. De modo que só me resta protestar diante de semelhante proibição e tornar pública a existência de um novo Apartheid. ….

Nenhum comentário: