dezembro 31, 2009

El Ateneo Grand Splendid

Esta foto emprestei na web pois minha câmera não tem este alcance. São muitas as livrarias em Buenos Aires. Algumas de sexta/sábado/domingo fazem o que eles chamam de transnoche - ficam abertas pela noite afora. El Ateneo Grand Splendid se destaca das demais. De tão bonita, a gente fica tentada a compará-la à Lello, no Porto. Mas a Lello nasceu editora/livraria, enquanto que o prédio da El Ateneo já foi teatro e cinema. Daí estar entre uma das maiores da AL. Mas ambas são lindíssimas!!! Enquanto assim pensava, a música que se ouvia era um belo fado...Pura coincidência!?
O Grand Splendid, na Santa Fé, onde se encontra instalada El Ateneo, foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, com quatro fileiras de camarotes e 550 poltronas, além das 500 na geral. A cúpula do teatro foi ornamentada pelo italiano Nazareno Orlandi.
Glücksmann, à época, era proprietário da gravadora que lançou Carlos Gardel que ali se apresentou várias vezes. Em 1926, o Grand Splendid passou a funcionar como cinema mas, com o passar do tempo, não sobreviveu à concorrência das grandes redes.
Com a sua aquisição para instalação da livraria, em 2000, abriu-se a possibilidade de preservação do prédio, cuja adaptação respeitou a estrutura do teatro. Lógico que as fileiras de estantes substituem as de poltronas e, no antigo palco, hoje existe um café, onde se pode folhear livros e ouvir música.

Nenhum comentário: