outubro 30, 2009

Cícero

"Nem todos podem estar na flor da idade! Mas cada um está na flor de sua idade."
Buscando me adequar ao pensamento do Mário Quintana, tenho feito de tudo. Voltar a trabalhar foi a coisa mais ousada e a que melhor efeito tem produzido neste percurso até onde se sabe, mas não quando. Os cientistas afirmam que é preciso manter a mente ocupada. Ler, conversar, trocar idéias, sem qualquer esforço, foi o que passei a vida fazendo. Agora , dizem que tudo isto ajuda a preservar a lucidez, mesmo na idade avançada. Se o cérebro precisa de treino, o meu tem sido 'malhado ' horas a fio. Mas os resultados não são garantidos. Daí persistirem os temores.
Numa conversa entreouvida na fila do correio, uma filha narrava para uma amiga o comportamento de sua mãe. Não parecia ter mais de 30/32 anos. Afinal, que idade teria essa mãe já tão comprometida com o 'alemão'? Ouvir este diálogo, foi o bastante para reativar minhas inquietações.
O envelhecimento é um tema recorrente não só nas minhas preocupações. Diversos brilhantes filósofos se ocuparam dele. Num livrinho despretencioso, daquelas edições de bolso, chamado "Saber Envelhecer", encontramos verdades que já eram sabidas dois mil anos atrás!
Segundo seu autor, Cícero: "Com a velhice, dirão, a memória declina. É o que acontece, com efeito, se não a cultivamos. Aliás, os velhos a conservam tanto melhor quanto permanecem intelectualmente ativos."
“Os velhos inteligentes agradáveis e divertidos suportam facilmente a idade, ao passo que a acrimônia, o temperamento triste e a rabugice são deploráveis em qualquer idade”.
Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação de Cícero: “ A memória declina se não a cultivamos ou se carecemos de vivacidade de espírito”. “Os velhos sempre se lembram daquilo que os interessa: promessas, identidade de seus credores e devedores etc”.
Cícero lembra que Sófocles, em idade avançada, ainda escrevia suas tragédias e que Sócrates, no fim da vida, aprendeu a tocar lira. Catão, na velhice, descobriu a literatura grega.
Ler o que diz Cícero sobre o envelhecimento ajuda a aceitar melhor a passagem do tempo e a perceber que juventude é um estado de espírito e não um estilo de roupa.
A propósito de Saber Envelhecer, um crítico escreveu que ”Ler Cícero vale mais que qualquer Botox”.
Veremos...

Nenhum comentário: