setembro 03, 2009

Amantes


A resenha deste filme pode muito bem começar assim: 'Homem deprimido vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ficar dividido entre duas mulheres ...'
No entanto, Amantes (Two Lovers) não é uma história de amor clássica. Esta crônica amorosa, realista e sem julgamentos, tem como ponto de partida Leonard (ótima interpretação de Joaquin Phoenix), um bipolar razoavelmente controlado quando toma a medicação.... Vulnerável e infantil, filho único de imigrantes israelenses (Isabella Rosellinmi faz sua mãe), embora consiga ter uma vida aparentemente normal, se deixa empurrar para um relacionamento com a correta filha do sócio de seu pai. Quase ao mesmo tempo, conhece acidentalmente uma misteriosa vizinha que se muda para o apartamento em frente (Gwyneth Paltrow) que vem a se revelar tão desequilibrada quanto ele. O roteiro é extraordinariamente realista e humano, 'miseravelmente humano'. Nenhuma personagem é totalmente má ou totalmente boa, são apenas contraditórias e fracas. Tão fracas que se agarram aos outros como tábua de salvação sem considerarem os danos colaterais que lhes infligem.
Brighton Beach, no Brooklyn, ganha espaço emotivo evidente, enquanto Manhattan é visitada com real sentido de deslocamento e encanto. Parte importante do filme se passa no aconchego de apartamentos, salas e quartos e uma outra parte em externas onde o frio se faz sentir na imagem. Esse equilíbrio é a base das dúvidas do próprio Leonard que investe nas duas mulheres sem conseguir escolher. O filme que chegou a ser indicado à Palma de Ouro em Cannes no ano passado, traz uma trilha sonora interessante que vai da ópera ao fado, passando pela brasileira Chove Chuva. Amantes inevitavelmente nos faz lembrar que homens não escolhem muita coisa, deixam que a vida e/ou as mulheres o façam por eles.
Veja o trailer clicando no título.

Nenhum comentário: