agosto 06, 2009

Desembalados

Nós de uma certa idade lembramos do tempo em que os alimentos eram vendidos a granel, sem o excesso de embalagens que hoje se avolumam na nossa vida moderna. Achei esta notícia inspiradora: uma loja especializada em orgânicos de Londres, chamada Unpackaged, foi além do "reduzir, reutilizar e reciclar" e resolveu banir de vez as embalagens de boa parte dos produtos que vende.
Os fregueses são convidados a levar seus próprios recipientes - que vão desde as sacolas retornáveis de pano até vidros, tuperwares, ou qualquer outra coisa que possa acomodar as compras. Mas quem não tiver um vasilhame à mão pode pegar emprestado na própria loja - desde que traga de volta.
Além da preocupação com as embalagens, a Unpackaged mantém outros princípios ligados a sustentabilidade, como a compra da produção de pequenos fornecedores das redondezas, como cooperativas e grupos sociais.
Uma volta a um tempo que já conhecemos, menos ditado pelo descartável e pelo desperdício de materiais. Embalagens podem ser úteis, mas na maior parte das vezes vão parar no lugar errado. Que tal começarmos a pensar nisso?

Nenhum comentário: