agosto 30, 2009

Colhidos alhures

"Clichês, frases feitas, adesão a códigos de expressão e conduta convencionais e padronizados têm a função socialmente reconhecida de proteger-nos da realidade."
Hannah Arendt

... Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
- que amargamente inventei.
E,enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...
e um dia me acabarei.

Timidez( Cecília Meireles)

“O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha”
Faltando um Pedaço, de Djavan

“Compre manteiga. Passe-a nos dedos (esqueça Marlon Brando). Chupe-os. E diga em tom de oração: que vida solitária, meu Deus! (Contenha-se).”
Hilda Hilst, em Cascos & Carícias

"Às vezes me pergunto o que é mais cruel: usar o véu para se cobrir ou ser obrigada a aparentar eternamente 20 anos?"
Hany Abu-Assad, diretor de Paradise Now, sobre as exigências que atormentam as mulheres (do oriente e do ocidente)

"Uma pesquisa americana concluiu que mulheres saudáveis, mas que se sentem cronicamente desesperançadas sobre o futuro ou sobre seus objetivos, apresentam uma chance maior de desenvolver placas nas artérias do pescoço. A aterosclerose pode, por sua vez, desencadear um derrame e outros problemas. Os pesquisadores avaliaram 559 mulheres com 50 anos de idade, em média. A diferença foi significativa mesmo depois de eliminados outros fatores de risco cardiovascular, como idade, renda e até depressão." (?)

"Philip Roth escreve como homem. Hoje 'escrever como homem' é raro, porque homens estão fora de moda. Sua letra, repleta de gosto pelo pecado, passeia como mãos por baixo da saia das mulheres, sem querer dar uma de sensível como vemos no Homem Comum. Um erro crasso da mulher é confundir essa insensibilidade com falta de vínculo afetivo por parte do homem. Ler Roth para as mulheres é uma chance de vasculhar a sensibilidade dura de um homem que as adora."
Luiz Felipe Pondé, em Carrascos sutis

"Ando muito completo de vazios."

Manoel de Barros n' O Livro das Ignorãças

Nenhum comentário: