julho 11, 2009

Combinações

Cheguei a conclusão de que minha avó era natureba! Pois. Ela nunca comeu enlatados, embutidos nem congelados. É possível que não tenha morrido (aos 103 anos), sem saber a diferença entre light e diet por que era muito antenada. Não é à toa que uma linha de nutrólogos (ou seriam nutricionistas?) está aconselhando: “ não coma nada que sua avó não reconheceria como comida” . É do que me lembro sempre que estou diante de um saquinho de sopa que virou pó e depois vai retornar a ser sopa! Depois que inventaram que certos alimentos são “funcionais”, estamos às voltas com este combate a um inimigo chamado “radical livre”. Nunca soube de que, nem de quem, mas ele é 'livre'. Vai ver é livre para nos atacar: não mata mas envelhece! O que, no frigir dos ovos - que deixou de ser vilão - é a mesma coisa. Falam de radicais com uma familiaridade, como se o conhecessem muito, enquanto eu não faço e menor idéia de quem seja (“por favor não me apresentem, já conheço muita gente", diria um amigo).
Ao mesmo tempo, somos levadas a ingerir tudo que dizem ser “antioxidante”. O que tem me levado a pensar que seja algo que atua no sentido de que a gente não “ enferruje”. Enferrujar ou oxidar não seriam a mesma coisa? É quase certo que esteja errada, mas prefiro permanecer na minha santa ignorância. Esta cabeça, além de não comportar tanta informação, cuida de não deixar “apagar” o que já tem dentro dela. A propósito de alimentos e esquecimento, me contaram que pimentão é muito bom para a memória. A gente come e passa tres dias se lembrando. Por conta da má digestão....rsrsrsr
Em último caso, recorre-se google, se ele não se acabar antes. Como o mundo andava meio fraco em matéria de desgraças, circulou ontem que estaria havendo uma 'guerra cibernética' entre os EUA e uma das Coreias (não sei qual delas é a “ do mal”). Voltei a lembrar de minha avó e se faria algum sentido para ela esta versão de fim do mundo....
Voltando às comidas, a regra é que para ser “saudável”, não basta ingerir os alimentos certos, temos que saber combiná-los a fim de que os efeitos benéficos de uns não sejam reduzidos ou mal aproveitados.
“Não basta escolher alimentos ricos em certos nutrientes para garantir que eles fiquem à disposição do corpo. Tem que haver as combinações. Alguns nutrientes fazem boas duplas enquanto outras podem prejudicar ou desfavorecer o aproveitamento.“
Espero que consigam ver tudo bonitinho aí no quadros. Os mitos acerca de combinação de alimentos ficam para outra hora....

Nenhum comentário: