maio 29, 2009

Em Barcelona

Mil razões fazem de BCN a mais extraordinária cidade da Espanha e um incontornável destino para quem gosta de lazer, cultura, arquitetura... Mais do que apaixonados pelo Barça, o time de futebol da cidade que acaba de ganhar o campeonato europeu, os barceloneses são encantados e orgulhosos da arte e história catalã . Temas em que minha ignorância é imensurável. Ontem visitei uma exposição do artista plástico Josep Mompou(1888-1968) na Casa Milá ( "La Pedrera"). Consolou-me saber que Mompou foi apresentado como «el gran olvidado, el perfecto desconocido» da pintura catalã, pelo diretor de cultura da Obra Social de Caixa Catalunya, que promove esta ampla exposição de suas obras, abrangendo desde 1907, ano de sua primeira exposição coletiva até 1957, quando pintou «Venús Negra. Venús Blanca», sua última obra.
Esta é uma das peças centrais da exposição «Dancing», que seria o seu quadro mais conhecido onde ele aparece em segundo plano. Atualmente faz parte do acervo do Museu Reina Sofía de Madrid.
Em 1936, justo quando seu nome começava a ter força na França e nos EUA , sua carreira foi truncada pelo diagnostico de tuberculose. Sua convalescência foi seguida da Guerra Civil que também o manteve impedido de pintar e da Segunda Guerra Mundial que o impediu de retomar suas conexões internacionais. É assim que explicam o fato de haver sido esquecido e criam esta "oportunidad para situarlo en el lugar que se merece". .

Nenhum comentário: