abril 13, 2009

"Arroz do mesmo"

No retorno do périplo em Braga e Guimarães fomos jantar no Aleixo. Dias atrás andei falando aqui em 'cozinha de fusão '. Hoje, para começo de conversa , devo mencionar a chamada 'cozinha de autor', só para não pensarem que a ignoro, mas me interessa falar de outra cozinha, a tradicional e, no caso, a portuguesa. Conheço poucos, mas a Casa Aleixo, no Porto, me parece o mais adoravelmente conservador dos restaurantes que tenho frequentado ultimamente, o que vejo como uma excentricidade a ter em conta (talvez por ser eu mesma um tanto conservadora nesta área). Situado perto da Estação da Campanhã, o ambiente é muito acolhedor, tem as paredes de pedra cobertas por fotografias, o balcão de mármore e o chão é calçada portuguesa, como a cozinha, onde os sabores são todos inspirados nos pratos típicos. O certo é que no Aleixo não paira qualquer ameaça à nossa estabilidade emocional e gastronómica. Tendo os bolinhos de bacalhau como entrada, para mim as variações tem ficado entre os filetes de pescada ( uma lenda na casa ) ou filetes de polvo “com arroz do mesmo! Como dizem eles: "Resulta e me sabe muito bem!"

Nenhum comentário: