março 22, 2009

Pranzo di Ferragosto

Domingo é dia de marché em Anglet. As feiras livres (não só aqui no país basco, na provence funciona da mesma maneira) acontecem em cidades diferentes, em dias alternados uma vez que estas são muito pequenas e muito próximas. Nelas se encontra “ de um tudo”, com destaque para os produtos regionais (no caso, bascos), que são vendidos pelos próprios produtores. Ao contrário do que à primeira vista se pode pensar, isto não os torna mais baratos. A inexistência da intermediação é substituída pela “origem” garantida e qualificada, que passa a ser um valor agregado.
Compramos legumes para as nossas sopas (dieta que resolvemos adotar para o jantar, sem muito fanatismo, desde que retornamos do tour gastrônomico pelo Périgord) e degustamos, lá mesmo, ostras frescas que são servidas acompanhadas de vinho branco. E para alimentar a alma, os livros! Oferecidos, sem distinção, a 2 euros! Sempre registro como livros aqui custam muito menos, seja qual for a comparação que se faça!
Mesmo sendo uma insensatez, tendo em vista que ainda vou me deslocar muito (de avião) até pegar o caminho de casa, comprei Au bonheur des Dames do Zola ( “O Paraíso das Damas”) , pelo qual estive meio atraída, no fim do ano passado. Agora vou ter oportunidade de lê-lo no original o que, não tenham dúvida, faz uma grande diferença!
A temperatura caiu bastante. Almoçamos numa brasserie às margens do Nive (afluente do Adur) e viemos para casa até a hora de pegar um cineminha .
Acabamos de chegar do cinema. Foi uma ótima escolha. O filme foi muito bem recebido pela crítica e ganhou vários prêmios em festivais, inclusive em Veneza, no ano passado. Tendo como tema principal a terceira idade num cenário onde a comédia é sinônimo de temas adolescentes, Pranzo di Ferragosto é tão irresistível e delicioso que lembra as antigas comédias italianas, com um detalhe importante: o quarteto de atrizes-não atrizes é maravilhoso. Como não sei qual o título que recebeu no Brasil, estou postando, além do trailer, o site oficial que vc tem acesso clicando o título.
(O título em frances: O jantar de 15 de agosto)

Nenhum comentário: