janeiro 08, 2009

Maysa

Não devia falar de televisão, já que não assisto, mas fiquei sabendo da minisérie (ainda não estou segura se junto ou separo) que o Monjardim fez sobre a cantora Maysa , sua mãe. Estreou esta semana e está sendo muito criticada. Sejam quais forem os problemas apontados, não se pode abstrair que fazer dramaturgia tendo como personagem a própria mãe, não é para qualquer um. Só muito profissionalismo para, sendo filho, conseguir ter o “distanciamento” necessário para contar a história desta mulher que na conservadora década de 50, teve coragem de deixar o marido milionário para dedicar-se exclusivamente à sua carreira como cantora . O filho ficou com o pai e passou grande parte de sua infância interno num colégio na Espanha. Depois de muito tempo sem visitá-lo, a mãe o encontrou doente. Não teria lhe abraçado/beijado com medo de contagio, já que a gripe comprometeria a sua voz. Esta foi a mãe que ele teve.
Maysa viveu um momento importante na história da música brasileira que foi a transição do samba-canção para a moderna MPB. Na sua vida pessoal, além dos problemas que teve com a bebida, a imprensa vivia lhe atribuindo casos tórridos. Como todo mundo, teve seus bons e maus momentos, suas alegrias e suas dores. Foi uma mulher que ousou romper com o bom-mocismo e os preconceitos de sua época. Quaisquer que tenham sido as razões e circiunstâncias, não cabe aqui analisar, o certo é que o filho sempre esteve em segundo plano na sua vida. A maysa- mãe será, a meu ver, o aspecto mais delicado da história que está sendo contada por Monjardim. O que não significa que ele não possa projetar na personagem a mãe que ele gostaria de ter tido.
Afinal , arte e catarses nunca foram incompatíveis...
Clicando no título vc pode ler sobre a sua biografia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enviei uma mensagem para a Globo parabenizando por essa obra magnifica que esta sendo o seriado MAYSA, obra prima de Monjardim e sobretudo PROTESTAMNDO VEEMENTEMENTE pela troca de horario com a porcaria e o lixo que eh o Big Brothers. Eh o fim da picada! Eh pau eh pedra... Eh o fim do caminho...
Reclamem tambem por favor!.
Sei de que nada adiantarah , mas pelo menos deixaremos nosso protesto.
Eh só entrar no sitre do Telejornal da Globo no FALE CONOSCO.
Obrigada pela colaboracao
Lala