dezembro 06, 2008

Etiqueta ou a falta dela

Gosto de tomar vinho às refeições, mesmo quando estou desacompanhada. Se acontece de ser num restaurante que não sirva em taça (un verre de rouge!) ou garrafa de 375ml, nunca deixo a garrafa com o que sobrou. Afinal comprei e paguei mais caro do que em uma importadora ou supermercado. Que se lixem os incomodados! Levo a garrafa comigo. É comum as pessoas deixarem a garrafa, algumas pela metade...
Vejo no blog etiquetésima da Márcia Zoladz que levar o vinho para casa não infringe nenhum regra. Ela vai mais longe para sugerir que, ao pedir o vinho, se deve avisar para guardarem a rolha e que você vai levar para casa, se sobrar.
E trata ainda da hipótese em que você frequenta sempre o mesmo restaurante e gostaria de levar um vinho para acompanhar a refeição. Neste caso, deve-se consultar se é permitido e qual o preço da rolha. O que só valeria para vinhos com a mesma qualidade ou até melhor do que aqueles que a casa oferece.
Este tipo de "economia", no varejo, não encaro. Mas paguei a rolha quando ofereci um jantar para 46 pessoas e o preço do mesmo vinho, mesmo pagando a rolha, era muito inferior ao cobrado pelo restaurante.
Pode parecer bobagem, mas gostei de ficar sabendo disto.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei de ficar sabeno disso... e passo desde entao a levar minha garrafa sem medo de infrigir as regras da boa mesa.

Zealberto disse...

"Não minha idade só não me dou direito de quebrar o femur". Isto não é meu, como tudo o que falo ou escrevo.
Mas, tenho a minha propria etiqueta (ainda vou escrever minhas normas), rsrsrs. Acho, contra tudo e contra todos, que so firo a tiqueta se incomodar
oe que " me cercam". É o celular que toca no cinema ou coisa que o valha.
Levo pra casa, se assim achar que devo e se o trabalho valer a pena, até o que sobra da garrafa de refrigerante (dois litros).
Os incomodados, são muito sem importância, pois perdem tempo se preocupando com coisas de somenos importância. Será que eles valem a minha preocupação de sber o que pensam a meu respeito?