novembro 15, 2008

"Vicky Cristina Barcelona"

Acabo de voltar do cinema. Postei um texto da crítica especializada em 27.10 torcendo para o filme chegar aqui. Hoje foi sua estréia e não decepciona. Filmando na Europa, Wood Allen às voltas com as diferenças culturais entre europeus e americanos passa ao largo dos estereótipos (lembram de Match Point e Scoop?). Neste VCBCN ele se mostra, mais uma vez, um inconformista, alguém que não aceita os destinos traçados, definitivos. Constrói um ménage à trois em paisagem espanhola e a e escolha de Barcelona não podia ser mais feliz como cenário para esta movimentada história de amor.
As peças do triângulo são Cristina (Scarlett Johansson), Maria Elena (Penélope Cruz) e Juan Antonio (Javier Bardem). Se já é difícil conseguir conviver com uma pessoa. Com duas, tende a ser mais complicado. Na vida real, a maioria das pessoas não pode conviver com essa situação. No cinema, dá para fazer isso. Da ex-mulher e grande amor de Juan, passional, desequilibrada, genial, virá a idéia interessante da beleza de amores que nunca podem se realizar.
Levar seus personagens para um fim de semana em Oviedo acredito tenha sido a forma de Wood Allen retribuir a homenagem que lhe fez a cidade. A foto é da estátua dele em uma de suas ruas. A trilha sonora é bem boa!

Nenhum comentário: