setembro 05, 2008

Dor- de- corno brega

A gente mais simples, com acesso a poucos prazeres, tem no radinho para ouvir uma música de dor-de-corno básica, um alento para a vida sofrida. "E não é Dorival Caymmi nem João Gilberto que ouvem. Já foi Vicente Celestino, Orlando Dias, Anísio Silva, Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, José Augusto, mas também Waldick Soriano, o símbolo máximo do gênero brega".
De tão brega é quase cult, com o seu Eu não sou cachorro não que tem até versão em inglês, regravada em inglês macarrônico pelo Falcão. Foram também sucessos seus : "Paixão de um Homem", "A Carta", "A Dama de Vermelho" e "Se Eu Morresse Amanhã". Waldick era um brega estiloso. Com seu inseparável chapéu, óculos grandes, "a voz rascante do corno transtornado" ele fez escola. Tem até cover. Depois da que é considerada sua obra-prima Tortura de Amor,de 1962, seguiram-se muitas músicas mais ou menos iguais. Afinal, dor de corno não varia muito. Fica comigo esta noite, gravada pela Nubia Lafayete é inesquecível (acho que vou parar por aqui, estou me entregando). O legal mesmo é o clima de cabaré, os metais e sua voz marcante deixando os românticos incuráveis a sonhar com uma noite de amor ou apenas um chamego. Dizem (os intelectuais) que Waldick é o lado B do Brasil. Na verdade, é o lado A, pela imensa popularidade, ainda que dificilmente suas músicas cheguem às futuras gerações, pois outros Waldicks já estão cumprindo este papel.
Afinal, quem não é corno, foi ou será.

PS: O post foi inspirado no RODRIGO FAOUR que é produtor e pesquisador musical. No seu comentário, ele esclarece que "Fica comigo esta noite" é do Nelson Gonçalves.

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara,
Por mero acaso caí nesta página justo hoje, creio que você poderia ter citado a fonte de quem escreveu este texto...
Em tempo: "Fica comigo esta noite" não foi sucesso do Waldick... e sim do Nelson Gonçalves,
Abraços,
Rodrigo Faour (o autor do texto original)

Uma certa idade... disse...

Valeu Rodrigo! Enfim alguém leu o blog!!!!Não faz um mes ouvi esta música, no rádio de um corcel marrom caindo aos pedaços, em frente ao teatro José de Alencar...jurando que era dele. Valeu pela correção e os seus créditos estão garantidos!abr.

Unknown disse...

Menina, o brega é o romântico realista. Quantas palavras o romântico gasta pra dizer que uma criatura lhe traiu e foi embora com outro? São milhões de versos. Hehehe... Muito legal essa homenagem. Sabe que um tempo aí atrás fui ao show da Nana Caymmi, e a música que arrancou mais aplausos foi Tortura de Amor, do Waldick.

Saudades...

Edson