julho 30, 2008

PRATOS


Objeto de desejo entre colecionadores e instrumento de comemoração nas festas gregas ( embora nem mesmo os gregos saibam por que são quebrados), os pratos substituíram as fatias de pão e as pranchas de madeira utilizadas para amparar os alimentos.














Hábitos mais civilizados à mesa só foram adquiridos a partir da Renascença e foi só no século XVIII que a porcelana substituiu a faiança (louça coberta com esmalte originária da cidade italiana de Faenza) A fórmula da porcelana foi descoberta por um alquimista saxão. Sua fabricação foi artesanal até a Revolução Industrial, quando as famílias abastadas passaram a consumir objetos fabricados em série , entre eles o serviço de louça.
Transformado, o prato chega ao século XX como objeto comum a todas as cozinhas do mundo.O que não impediu que algumas pessoas tratassem seus pratos como objetos únicos e outras os colocassem na parede, como uma bela obra de arte.

Piero Fornasetti foi um dos que acreditou que cabia mais do que comida em um prato. Assim, este artista milanês (que além de escultor, pintor e decorador era também ótimo gravurista) inspirou-se no universo mágico do surrealismo, para dar vida a vários objetos de decoração, com suas imagens estampadas de borboletas, jornais, flores ou figuras humanas que viraram hit nos anos 50 e influenciaram toda a estética da época - tanto na decoração como na moda.
Buscou no rosto da soprano Lina Cavalieri, cuja imagem foi encontrada em uma revista do século XIX, inspiração para suas criações.
Prato encanta seja pela falta de moldura ou pela circularidade e em alguns restaurantes já virou até souvenir. No Delícias do Campo, em Florianóplis, não tem dois pratos iguais.
E cada um é mais lindo do que o outro!!!

Nenhum comentário: