junho 11, 2008

LONGE DELA


Away from Her (Longe Dela) é o título do lindo filme que acabei de assistir, dirigido por Sarah Polley, a quem já conhecia como atriz dos filmes Minha Vida Sem Mim e A Vida Secreta das Palavras.
Este sutil e pungente drama trata da natureza do amor em um longo casamento e de como a memória desempenha papel importante em nossas vidas.
O tema seria prato cheio para um dramalhão, porém graças ao olhar acurado e humano da cineasta as armadilhas do gênero são inteligentemente evitadas. Resta um drama comovente, mas em nenhum momento apelativo.
O roteiro, da própria diretora, contrapõe o esvaecer da memória de Fiona com o esforço de Grant em se apegar às lembranças daquela mulher por quem se apaixonou.
É um recurso belíssimo, este da memória, que executa com a segurança de um Bergman. Além do controle absoluto da narrativa, Polley também se mostra precisa na condução dos atores: Julie Christie , com quem trabalhou em A Vida Secreta das Palavras, tem uma de suas melhores atuações, sem abandonar a graciosidade e o charme de outrora.
Mas o peso do drama cai mesmo nos ombros de Gordon Pinsent que tem aqui seu grande momento. Seu olhar, ao mesmo tempo sóbrio e emocionado, é também o olhar da cineasta para com sua história e o do espectador que vislumbra momentos de rara beleza e puro humanismo.
Sarah Polley , aos 28 anos, tem uma angústia comovente e inesperada numa pessoa tão jovem. Irretocável o seu primeiro longa metragem!!!!

Nenhum comentário: