Cidade capital da provincia de León situada na Comunidade Autónoma de Castela e León, a 320 km de Madri é cortada pelo Rio Bernesga. Foi a capital cristã da espanha em 914.
"Casa de Botines" atual sede do Banco de España foi encomendada a Gaudí por Carlos Güell, industrial têxtil catalão, para se tornar a nova sede dos negócios dos comerciantes de tecido leoneses. A construção começou em 1891. O edifício serviria ao mesmo tempo para os negócios de tecidos na parte inferior e para moradias nos andares superiores. Declarado Monumento Histórico en 1969, foi posteriormente adquirido por uma instituição financeira de León, a Caja España, que o restaurou para sua sede social
A sidra é a bebida típica das Astúrias. Embora se possa tomá-la só, pareceu-me que grande parte do prazer vem do ritual de bebê-la em rodas de amigos.
Assim, entramos no clima e bebemos sidra como os asturianos: o garçom leva ao alto a mão com que segura a garrafa e, com a outra mão, na posição oposta, segura o copo inclinado. É preciso muita pontaria para que o líquido não derrame. De qualquer maneira, os clientes não estão a salvo de respingos.
A idéia é tomar a bebida de uma vez, enquanto ela ainda está turva, com uma leve espuma provocada pelo impacto. Compartilhamos a nossa garrafa com um grupo de jovens já que não conseguimos tomá-la toda.
É descrita como um vinho feito de maçã, mas não agrada muito ao paladar mais acostumado ao vinho de uva. Seu teor alcoólico é tão baixo (5 graus na média, em comparação com os 12 graus da maioria dos vinhos).
Servindo sidra
A Catedral de León construída entre os séculos XIII e XVI é um exemplo acabado do gótico de origem francesa. Suas paredes com mais vidro do que pedra, muitas janelas com vitrais ( originais do sec. XIII) tres rosáceas e mais aberturas circulares faz seu interior ter sempre profusão de luz.
Ainda restam mostras das antigas muralhas romanas, que encerravam a cidade num quadrilátero que foi rodeado de construções e mais tarde modificado nas restaurações de Alfonso V e Alfonso IX, com a abertura das novas entradas à cidade.
Como chovia muito nos refugiamos no simpático SPA do Hotel Paris onde nos hospedamos e as muralhas foram vistas apenas do carro...Ficaram para a próxima visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário