janeiro 12, 2008

PARIS

A cidade que era uma festa.
No início do século 20, Paris era considerada a capital artística do mundo
Se hoje já possui lugar garantido no imaginário de muitos - "a Cidade Luz", como é conhecida pelos turistas, ou ainda "uma festa", conforme declarou Hemingway -, o que dizer da cidade numa época em que pelos seus cafés circulavam figuras como Picasso, Matisse e o próprio Hemingway? A cidade atraia tudo o que era vanguarda. Tendo como cenário uma Torre Eiffel recém-inaugurada (em 1889)nela desembarca em 1903 a Gertrude Stein.
Mais comentada do que lida, Gertrude Stein ficou muito conhecida pelo "agito social" que promoveu em Paris com as célebres festas da Rue de Fleurus. Gertrude tinha o hábito de entreter seus convidados (ou seria platéia?) com frases tão cortantes quanto inteligentes.Conquistas literárias polêmicas à parte, Gertrude passou mesmo a ser conhecida mais como figura social, colecionadora de obras de arte e mentora intelectual de jovens artistas do que como escritora. Embora sua figura tivesse alcançado as dimensões de estrelato da época, o mesmo não aconteceu com sua obra.

Foi nessa época também que Picasso pintou o seu famoso retrato, trabalho que, segundo sua autobiografia, marca o momento em que passou "da fase dos arlequins (...) para a luta intensiva que iria acabar no cubismo".
Nessa época(em 1910), Nijinsky, protagonista de uma trajetória brilhante e trágica -(era um prodígio, mas sofria de esquizofrenia), apresentou-se pela primeira vez em Paris na companhia Les Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Para os que preferiam uma noite de boemia, uma boa pedida era o cabaré Moulin Rouge, inaugurado em 1889.
Outra figura do período foi a livreira norte-americana Sylvia Beach, dona da famosa livraria parisiense Shakespeare and Company, responsável pela publicação, em 1922, da primeira edição de Ulysses, de James Joyce. A Shakespeare and Company é uma das livrarias mais famosas do mundo. O sucesso se deve a uma série de peculiaridades e, acima de tudo, à criadora da loja, Sylvia Beach (1887-1962). Inaugurada em 1919, para ser um local em que se encontrassem livros em inglês, a loja logo se tornou ponto de encontro de autores como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ezra Pond. Foi lá também que se arrumou dinheiro para a primeira publicação de "Ulisses", de James Joyce, recusado anteriormente por inúmeros editores. Essa primeira "vida" da livraria durou até 1941, quando os nazistas ocuparam a cidade.

Nenhum comentário: